Estão abertas, até o dia 30 de novembro de 2018, as inscrições para a seleção do Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde do Programa de Pós-Graduação? em Gestão e Economia da Saúde (PPGGES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A seleção disponibiliza 30 vagas de admissão ao corpo discente para o ano letivo de 2019.

As inscrições devem ser realizadas com o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no Anexo I do edital, e entregue com demais documentos na Secretaria do Programa, que fica no 1º andar do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, na sala do Financeiro do Departamento de Economia da UFPE, dentro do prazo estipulado no edital, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, em dias úteis. Outra possibilidade de entrega da inscrição é por correspondência, via SEDEX, desde que a postagem ocorra até a data de encerramento das inscrições e recebida pelo Programa em até 3 (três) dias da mesma data. O PPGGES não se responsabiliza por atrasos ocorridos na entrega postal.

O Edital pode ser acessado aqui (external link).

O Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde tem duração de 18 meses e visa proporcionar a gestores e profissionais da saúde mais conhecimento sobre fundamentos econômicos, além de mostrar como a Economia da Saúde é estratégica para a tomada de decisões que privilegie o uso racional dos recursos destinados a saúde.

Retorno para o SUS
A produção acadêmica gerada pelos participantes do curso, que entrará em sua quarta turma, também está alinhada a temas de interesse do Ministério da Saúde, a fim de contribuir para o aprimoramento das políticas do setor.
“ Nossa parceria se renova porque os frutos são positivos para SUS. Estamos criando as bases para boas práticas de gestão e o uso eficiente dos recursos públicos para que se revertam em eficácia das ações no setor. Nesse sentido o diálogo com a academia pode ser transformador da prática profissional, atendendo às demandas da população e ao mesmo tempo apontando soluções inovadoras para os gargalos encontrados”, reflete Ana Cristina Wanzeler, diretora do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde.
Para o coordenador do mestrado profissional, Moacyr Jesus Barreto de Melo Rego, além de beneficiar a população por qualificar a gestão em saúde, o curso se aproxima cada vez mais de profissionais com experiência comprovada no SUS, objetivando garantir que os conhecimentos gerados retornem ao Sistema . “ Temos trabalhado cada vez mais no sentido de aperfeiçoar mecanismos que garantam a participação de gestores que atuam no SUS, lá na ponta, para que o retorno seja real. Neste edital já avançamos na redefinição do peso da avaliação para profissionais com larga experiência na saúde pública”,

Parceria
O curso já formou 86 profissionais para atuarem na gestão e economia da saúde por meio da parceria entre o Ministério e a UFPE, que acontece desde de 2012. O fruto desse trabalho entre as duas instituições federais pode ser conferido em diversos resultados positivos, e mais recentemente pelo bom desempenho alcançado pelo curso na avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, tirando a nota máxima entre os mestrados profissionais, 5, o que significa excelência do ensino em nível nacional.

Conhecimento compartilhado
O acúmulo de conhecimentos gerado ao longo de 5 anos de existência do Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde servirá de referência bibliográfica nesta edição da seleção, com a adoção de capítulos de duas dissertações de alunos do curso.

Local de informações, inscrições e realização das provas:
Secretaria do Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde
1º andar (Sala do Financeiro) Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Av. dos Economistas, S/N – Cidade Universitária
CEP.: 50.740-590 – Recife – PE
Telefone: 81-2126-8888
E-mail: ppgges.ufpe@gmail.com Endereço eletrônico: http://www.ufpe.br/ppgges

Texto: NUCOM/DESID/SE/MS
Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS

Fonte: https://www.ufpe.br/ppgges/destaques/-/asset_publisher/0hhP4QpjxekQ/content/processo-seletivo-2019/39922