O Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (Pases) surgiu a partir do Planejamento Estratégico e Operacional do Conass e tem como objetivo apoiar as SES com projetos em diversas áreas temáticas do SUS:

- Planejamento e Gestão;
- Regionalização e Organização de Redes de Atenção à Saúde;
- Vigilância e Promoção da Saúde;
- Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.


Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS)

Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal, concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.
Entre os projetos executados pelo Proadi-SUS, há aqueles que possuem interface com o Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (Pases) do Conass. São eles:

- Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS
Este projeto consiste na oferta de apoio técnico para o fortalecimento do Planejamento Estratégico das Secretarias Estaduais de Saúde, por meio da instrumentalização da gestão para: construção do mapa estratégico da SES; integração entre os instrumentos de planejamento do SUS e de planejamento físico orçamentário; e elaboração do Plano Estadual de Saúde 2020-2023. Sua execução compete ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP, sendo as áreas técnicas e de atuação responsáveis no Ministério da Saúde: a Secretaria Executiva (SE) e o Departamento de Articulação Interfederativa (DAI).
Situação: início em março de 2019

- Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde
O projeto tem como objetivo implantar e promover práticas voltadas à Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde, junto às Secretarias Estaduais de Saúde. Sua execução compete ao Hospital Moinhos de Vento/RS, sendo as áreas técnicas e de atuação responsáveis, no Ministério da Saúde, a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e o Desenvolvimento de Técnicas e Operação de Gestão em Serviços de Saúde.
Situação: início em maio de 2019

- Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde
O objetivo deste projeto é apoiar a implantação da metodologia do Conass de Planificação da Atenção à Saúde em regiões de saúde dos 26 estados e do Distrito Federal, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde e a organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS. Sua execução compete à Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein/SP, sendo as áreas técnicas e de atuação responsáveis no Ministério da Saúde: a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e o Departamento de Atenção Básica (DAB).
Situação: início em junho de 2019

- Cuidado Farmacêutico no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica
A Assistência Farmacêutica desempenha um papel fundamental na manutenção do direito constitucional à saúde, objetivando principalmente o fornecimento de medicamentos com foco na efetividade e na segurança terapêutica. Para isso, o foco de atuação do farmacêutico precisa superar as atividades gerenciais do cotidiano, incluindo em sua rotina serviços clínicos como forma de contribuir para obtenção dos melhores resultados em saúde. Nesse sentido, o objetivo do projeto é apoiar a implantação de uma unidade modelo para o cuidado farmacêutico no componente especializado em farmácias ambulatoriais em todas as Secretarias Estaduais de Saúde, por meio de três etapas: 1) realização de um diagnóstico situacional de uma farmácia do componente especializado; 2) capacitação dos recursos humanos, e; 3) acompanhamento dos serviços capacitados. Sua execução compete à Associação do Sanatório Sírio – Hospital do Coração/SP, sendo as áreas técnicas e de atuação responsáveis, no Ministério da Saúde, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) e o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF).
Situação: em andamento

Acesse a estas informações no Documento em PDF (external link)


Fonte: http://www.conass.org.br