A importância e complexidade crescentes das condições de vida nas cidades e seu impacto na saúde individual e coletiva das populações urbanas levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolher o tema Urbanismo e Vida Saudável para comemorar o Dia Mundial da Saúde em 2010. A escolha reconhece que trata-se de um tema crítico para a saúde pública. De fato, a escolha retoma e reforça o chamado e as propostas de ação para fazer frente aos desafios da saúde urbana que foram levantados na Agenda 21, aprovada em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco92).

O tema aplica-se especialmente para a América Latina e Caribe que é a região mais urbanizada do mundo com uma população de 400 milhões vivendo em cidades. É também a região mais desigual do planeta, com cerca de 200 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza, grande parte delas em condições de vida precárias. A urbanização constitui, portanto, um desafio crescente para a saúde pública.

A disponibilidade equitativa e a qualidade das infraestruturas, dos serviços e dos espaços públicos, os riscos da exposição às diferentes formas de violência, as capacidades para o exercício dos direitos dos cidadãos, a amplitude de opções e de estímulos para diferentes comportamentos e estilos de vida, a distribuição da renda e oportunidades de educação, de formação e exercício da cidadania convergem e interagem dinamicamente como determinantes sociais da saúde.

Como parte das comemorações sobre o Dia Mundial da Saúde na região das Américas, a Organização Pan-Americana? da Saúde (OPAS) por meio da sua área técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde e do Centro Latino-Americano? e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) lançaram no dia 6 de abril de 2010 o hotsite Urbanismo e Vida Saudável que reúne uma coleção selecionada de informação científica e técnica sobre o tema . O hotsite opera no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e complementa as ações e eventos da OPAS/OMS na comemoração do Dia Mundial da Saúde 2010.

A ação deriva da estratégia da BVS em prol do acesso equitativo à informação científica e técnica em saúde como meio e condição essencial para alcançar a equidade em saúde para diminuir a brecha entre o conhecimento existente e as práticas em saúde pública.

Hotsite destaca as fontes de informação da BVS DSS

O hotsite comemorativo ao Dia Mundial da Saúde dá visibilidade e promove a missão e objetivos da BVS em prol da democratização do conhecimento científico como condição essencial para o desenvolvimento da saúde. Para tanto, organiza, indexa, publica e dissemina uma coleção de informação científica e técnica selecionada da área temática de Desenvolvimento Sustentável e Saúde (BVS DSS) visando responder à demanda de informação nos principais aspectos relacionados à temática do Dia Mundial da Saúde.

Este espaço contém uma seleção de conteúdos principalmente científicos e técnicos produzidos no âmbito da BVS Desenvolvimento Sustentável e Saúde (BVS DSS). Os quatro subtemas principais relacionados com urbanismo e saúde apresentados no hotsite são: exclusão social e pobreza; saúde e infraestrutura urbana; acesso equitativo aos serviços de saúde; e hábitos de consumo e estilo de vida.

Acesse: http://hotsites.bvsalud.org/diamundial2010/pt/ (external link)

Leia mais: http://espacio.bvsalud.org/boletim.php?articleId=04151244201054 (external link)