O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinaram na tarde desta quarta-feira uma portaria que prevê a ampliação dos medicamentos oferecidos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular, executado em parceria com farmácias e drogarias privadas. A população passará a ter acesso a fraldas geriátricas e a nove remédios para o tratamento de asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de um anti-hipertensivo.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida beneficiará quase um milhão de pessoas por mês, que podem adquirir produtos com valores a um décimo do preço praticado pelo mercado. Os 13.152 estabelecimentos conveniados ao programa já ofereciam medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol e gripe, além de anticoncepcionais. Para ter acesso aos produtos é necessário apresentar CPF, documento com foto e receita médica.

O investimento na ampliação da lista de medicamentos oferecidos pelo Aqui Tem Farmácia Popular é de R$ 267 milhões. De acordo com o ministério, os novos produtos foram definidos a partir de levantamentos sobre as doenças com maior número de prescrições na rede de saúde, como asma e rinite. Medicamentos para osteoporose, Parkinson e glaucoma, como também as fraldas para incontinência urinária, foram incluídos como forma de ampliar o acesso ao tratamento de problemas que afetam principalmente os idosos.

Desde 2006, o sistema integrado com as redes privadas permitiu a oferta de aproximadamente 35,5 milhões de medicamentos por meio do Aqui Tem Farmácia Popular, o que representa uma economia estimada de R$ 1 bilhão no orçamento dos usuários, segundo dados do governo federal. O programa, desde que foi criado, contabiliza cerca de 48 milhões de atendimentos.

Medicamentos incluídos no Aqui Tem Farmácia Popular

Indicado contra hipertensão:
Losartana Potássica 50 mg

Indicados contra asma:
Sulfato de Salbutamol 5 mg/ml - Solução Inalação
Sulfato de Salbutamol 100 mcg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado
Brometo de Ipratrópio 0,25 mg/ml - Administração pulmonar, solução para inalação
Brometo de Ipratrópio 0,02 mg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado
Dipropionato de Beclometasona 50 mcg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado
Dipropionato de Beclometasona 200 mcg/cápsula - Administração pulmonar, cápsulas inalantes
Dipropionato de Beclometasona 200 mcg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado
Dipropionato de Beclometasona 250 mcg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado

Indicados contra rinite:
Budesonida 50 mcg/dose - Adminsitração tópica nasal doseada
Budesonida 32 mcg/dose - Adminsitração tópica nasal doseada

Indicados contra Mal de Parkinson:
Carbidopa 25 mg + Levodopa 250 mg
Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg

Indicado contra osteoporose:
Alendronato de Sódio 70 mg

Indicados contra glaucoma:
Maleato de Timolol 0,25% - Solução Oftalmológica
Maleato de Timolol 0,50% - Solução Oftalmológica

Fonte da notícia:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4743502-EI306,00-Governo+inclui+medicamentos+no+programa+Farmacia+Popular.html (external link)