Pela primeira vez, a América Latina sediará um encontro da Sociedade Internacional - Health Technology Assessment International - HTAi. De 27 a 29 de junho de 2011, o Rio de Janeiro abrigará a oitava edição do encontro com a finalidade de ampliar os debates sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), seja no Brasil ou internacionalmente, além de promover a incorporação de inovações efetivas e a alocação eficiente de recursos. O Ministério da Saúde brasileiro, que, desde 2006, é membro de uma rede internacional de agências de ATS, é responsável pelo comitê organizador local do evento que conta, na sua composição, com a participação da vice-diretora da Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Margareth Portela. As inscrições de trabalho estão abertas.

Segundo o Ministério da Saúde, a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde. A ATS é uma das atribuições da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, por intermédio da atuação do Departamento de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de institucionalizar a ATS no SUS. Como tecnologias em saúde são compreendidos medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.

Para Margareth Portela, a reunião da HTAi 2001 é um espaço importante para pesquisadores, profissionais de saúde e gestores compartilharem experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas em ATS para o processo de decisão em saúde. A Conferência HTAi 2011 abordará, em suas discussões, três grandes temas: sustentabilidade dos sistemas de saúde no século XXI; estudos de caso de desenvolvimento de ATS e seu impacto nos sistemas de saúde; e o desenvolvimento da ATS para a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Os resumos de trabalho devem ser submetidos eletronicamente até o dia 30 de janeiro de 2011; devem ser redigidos em inglês e totalizarem até 300 palavras com três mil caracteres.

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas no endereço www.htai2011.org/index_pt.asp.

Fonte: http://www.ensp.fiocruz.br