CHICAGO - O Estado de Illinois, nos Estados Unidos, doou US$ 10 milhões para os pesquisadores, nesta segunda-feira, para o trabalho com células-tronco. O governador Rod Blagojevich e o fiscal de contas públicas Dan Hynes devem anunciar os fundos para dez pesquisadores, em uma coletiva de imprensa.

Illinois está entre muitos Estados que direcionaram dinheiro para a pesquisa com células-tronco depois que o presidente George W. Bush restringiu bastante a quantidade de fundos federais que pode ser usada para o trabalho, ao qual se opõem muitos grupos católicos conservadores.

Blagojevich, democrata, lançou uma ordem executiva no ano passado instruindo o Departamento de Saúde Pública do Estado a criar o programa de fundos.

Os cientistas dizem que a pesquisa com células-tronco poderia levar um dia à cura de doenças como diabetes e Alzheimer.

De acordo com o escritório do governador, alguns dos pesquisadores que receberam os fundos trabalham com células-tronco embriônicas, algo a que alguns se opõem, pois destrói um embrião, que muitos consideram como uma vida humana.

"Essa á primeira vez que Illinois está doando fundos estaduais para a pesquisa com células-tronco e isso torna o dia de hoje muito importante para o nosso Estado", disse Blagojevich em uma declaração. "A promessa da pesquisa com células-tronco é ilimitada".

Fonte: O Estadão 24/04/2006
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/abr/24/132.htm (external link)