A Conta-Satélite? de Saúde (CSS) é elaborada pelo Grupo Executivo de Contas Nacionais em Saúde, composto pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (Coordenador das Contas Nacionais), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A publicação sistematiza informações sobre as atividades econômicas relacionadas aos bens e serviços de saúde, tais como, a renda gerada (valor adicionado bruto) nas atividades de saúde, emprego, investimentos e consumo de bens e serviços de saúde. A análise de agregados econômicos é importante para subsidiar a formulação, implementação e acompanhamento de políticas setoriais. Ela fornece informações para gestores, pesquisadores e empresários do setor, tais como: empregos gerados, tamanho das indústrias de medicamentos, fármacos, materiais, equipamentos médicos e produção de serviços de saúde públicos e privados.

O acesso ao texto completo da publicação pode se dar por meio do sítio eletrônico: http://economia.saude.bvs.br/php/index.php, clicando em “Contas de Saúde do Brasil”. Também estará disponível a Nota Técnica nº 1/2012/Grupo Executivo de Contas Nacionais - Despesas de consumo intermediário e final da administração pública: uma análise dos dados de medicamentos, que tem por objetivo explicar os conceitos, a metodologia e a abertura dos dados utilizados na Conta-Satélite? de Saúde Brasil 2007-2009 para medicamentos, bem como discutir alguns resultados importantes.

Também é possível acessar a publicação no sítio eletrônico do IBGE: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/economia_saude/css_2007_2009/default.shtm (external link).