O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quarta-feira, em Brasília, o livro Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira. De acordo com o técnico em Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Dides) do Instituto, Fábio Ferreira Batista, autor do livro, o esforço maior foi o de contextualizá-lo para a realidade da administração pública, com a finalidade de ajudar os órgãos a implementar um modelo de gestão voltada para o conhecimento.

A publicação é resultado de estudos feitos em 2011, durante o pós-doutorado do pesquisador em Gestão do Conhecimento, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A obra compreende um manual, que segundo o autor, é genérico, concebido de maneira a orientar todas as organizações governamentais - diretas e indiretas dos níveis federal, estatuais e municipais - para a execução da gestão do conhecimento.

Fábio Batista definiu o livro como uma publicação especificamente voltada para a gestão pública, com foco em resultados e no benefício desta para os cidadãos. O autor acrescentou que estuda o tema desde 2003, tendo, entre os anos de 2004 a 2007, contribuído para outras publicações do Instituto sobre o mesmo assunto.

Também fizeram parte da mesa o diretor da Dides, Geová Parente Farias; a presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Sônia Wada; o professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento da (EGC/UFSC), Neri dos Santos; e, o gerente Executivo do Gabinete da Presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Fernando Ferreira.

Leia a íntegra do livro - Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira:
http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_modelodegestao_vol01.pdf (external link)

Fonte: http://www.ipea.gov.br