O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra da Saúde do Canadá, Leona Aglukkaq, assinaram, nesta segunda-feira (21), novo termo de cooperação técnica entre Brasil e Canadá para a colaboração mútua na área de saúde. A assinatura ocorreu em Genebra, na Suíça, onde se realiza a 65ª Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O termo de cooperação prevê ações nas áreas de saúde indígena, no enfrentamento às doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis, preparação e resposta a situações de emergências e medidas como telemedicina e telessaúde. O acordo também prevê o controle, segurança e qualidade de produtos de saúde, alimentos e cosméticos, entre outros pontos.

“Brasil e Canadá têm em comum o desafio de ter sistemas públicos universais de saúde. Nosso desafio se torna mais complexo em razão do tamanho da população brasileira que é seis vezes maior do que a do Canadá, mas temos muito o que aprender com a experiência desse país” destacou Alexandre Padilha.

A ministra Leona Aglukkaq disse que o governo do Canadá considera o Brasil como um importante parceiro nas Américas. “Estou muito satisfeita em assinar nova cooperacão entre os dois países, pois vai agregar resultados a outras ações exitosas que fizemos em conjunto.

Ela também elogiou os acordos voluntários entre o Ministério da Saúde do Brasil e a indústria para a redução de sódio e gordura nos alimentos. O acordo foi firmado em 2011 e prevê a redução dos níveis de sal em alimentos como macarrão instantâneo, bisnaguinhas e salgadinhos prontos. Apenas com a redução prevista no pão francês, estima-se a retirada do mercado de 3.957 toneladas de sódio até 2014.

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br