Em 2005, foi realizado o I Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos em Porto Alegre. Este evento representou uma nova estratégia para a promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil, protagonizando uma aliança interinstitucional vitoriosa entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Organização Pan-americana de Saúde.

A importância desta iniciativa foi reconhecida por estas instituições ao promover a realização do segundo congresso em 2007, na cidade de Florianópolis, tendo como tema principal “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos na agenda da saúde do Brasil”. O evento culminou com a aprovação da Carta de Florianópolis, onde foi recomendada a manutenção desta estratégia.

Desta forma, em 2009 foi realizado o III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos na cidade de Fortaleza, com o tema central “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos às Práticas Profissionais em Saúde” e, em 2012, o IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos na cidade de Salvador, com o tema central “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos no contexto da Atenção a Saúde”.

O sucesso alcançado nas quatro últimas edições foi fundamental para a proposição do V Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos – V CBURM, o qual foi idealizado sob orientação do tema central “Uso Racional de Medicamentos e a Segurança do Paciente”, e será realizado no período de 22 a 25 de setembro de 2014, no Anhembi, em São Paulo-SP.

Nesta quinta edição, é esperada a presença de mais de 2000 mil congressistas, dentre profissionais de saúde, gestores, professores universitários, estudantes, profissionais de comunicação e operadores do direito.

Na construção do V CBURM diferentes atividades foram incluídas, como conferências, mesas redondas, painéis, oficinas e cursos, as quais contarão com a participação de consagrados palestrantes nacionais e internacionais que enriquecerão os quatro dias de evento.

Objetivando propiciar uma ampla reflexão sobre as intervenções necessárias à Promoção do Uso Racional de Medicamentos em nosso país, serão abordados temas como prescrição, dispensação e administração racional de medicamentos, saúde baseada em evidências, qualidade e segurança na atenção à saúde, ensino e pesquisa com foco na utilização de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde e acesso a medicamentos.

O sucesso deste evento dependerá da participação ativa de todos os atores envolvidos e dedicados em promover melhoria da atenção à saúde no Brasil. Contamos com você!

Para mais informações acesse AQUI (external link).

Fonte: http://www.conasems.org.br/