Por meio da avaliação dos projetos, o estudo aponta possibilidades de aprimoramento do programa de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS

A secretaria Executiva, por meio do Departamento da Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID), realizou nesta quarta-feira (15/10), em Brasília, a Oficina de Transferência de conhecimento para o Aperfeiçoamento do Monitoramento e Avaliação dos Projetos do Proadi-SUS. O evento contou com a participação de técnicos do Ministério da Saúde e de instituições vinculadas que acompanham os projetos.

Durante a atividade foram apresentados os resultados do estudo de avaliação dos projetos desenvolvidos pelos Hospitais de Excelência em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de identificar oportunidades de aprimoramento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema único de Saúde (Proadi-SUS).

O estudo - realizado pela Coordenação de Projetos de Cooperação Nacional (CPCN/DESID) – considerou uma amostra de 12 projetos realizados ao longo do triênio 2009-2012, sob aspectos relativos à elaboração, execução, monitoramento, análise dos resultados e impactos gerados no desenvolvimento institucional do SUS.

A partir do diagnóstico realizado pelo estudo foram apontadas possibilidades de mudanças nas regras, critérios de análise e avaliação, mecanismos e instrumentos de gerenciamento dos projetos, afirmou Carlos Eduardo da Silva e Sousa, coordenador da CPCN e do PROADI-SUS. “Desenvolvemos uma metodologia específica para os projetos do PROADI-SUS que, de forma articulada e integrada, acompanha desde a etapa inicial de formulação de demandas a serem enfrentadas, até o momento de prestação de contas e avaliação dos impactos para o SUS”, enfatizou o coordenador. As metodologias serão apresentadas na próxima etapa da oficina, prevista para ser realizada no dia 29 desse mês.

Segundo Carlos, a perspectiva é construir uma gestão mais próxima das áreas técnicas e dos hospitais, para que os projetos possam estar cada vez mais alinhados com as demandas do MS e com o desenvolvimento institucional do SUS. “Estamos buscando construir de forma permanente uma governança mais adequada às necessidades do PROADI-SUS, por meio de processos mais participativos, que permitam um diálogo crescente entre os atores que estão envolvidos no programa, de forma a acolher sugestões e construir alternativas coletivas de aperfeiçoamento do programa”, concluiu Carlos.

Conheça o PROADI-SUS

O programa possibilita que entidades de excelência participem do desenvolvimento institucional do SUS, transferindo tecnologias de gestão e pesquisas úteis para serem adaptadas à rede pública, por meio de isenções fiscais. Atualmente existem 111 projetos em execução, desenvolvidos em parceria com o Albert Einstein, Hospital do Coração, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz, Samaritano e Sírio Libanês. Os projetos estão ligados á várias áreas do SUS, desde a atenção básica até a alta complexidade.

A gestão do programa é realizada pela Coordenação de Projetos de Cooperação Nacional (CPCN), subordinada à Coordenação Geral de Programas e Projetos de Cooperação Técnica (CGPC), do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (CPCN/CGPC/DESID/SE/MS).

Veja mais fotos do evento aqui:
Oficina de Transferência de conhecimento para o Aperfeiçoamento do Monitoramento e Avaliação dos Projetos do Proadi-SUS (external link)]

Fonte:
Departameento de Economia da Saúde - DESID/SE/MS (external link)

Por Tatiany Volker Boldrini - Comunicação DESID