O programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) contará com uma nova metodologia para aperfeiçoar o processo de gestão e avaliação dos projetos desenvolvidos em parceria com os Hospitais de Excelência. A iniciativa foi apresentada durante a 2ª fase da Oficina de Transferência de conhecimento para o Aperfeiçoamento do Monitoramento e Avaliação dos Projetos do Proadi-SUS, realizada pelo Departamento de Economia da Saúde (DESID/SE/MS), nesta quarta-feira (29/10), em Brasília.

A proposta metodológica compreende mudanças nas regras, critérios de análise e avaliação, mecanismos e instrumentos de gerenciamento dos projetos, além de aprimorar a estrutura lógica de concepção e execução dos projetos.

De acordo com Gisele Sternick, técnica da Coordenação-Geral? de Sangue e Hemoderivados (CGSH/DAHU/SAS), o método apresentado contribuirá para o desenvolvimento de pareceres técnicos mais adequados e alinhados com as demandas de desenvolvimento do SUS. “O que vimos aqui foi muito proveitoso, permitiu que inseríssemos nossas vivências e os desafios que enfrentamos no nosso dia-a-dia. A metodologia é didaticamente excelente, possibilita uma mudança de olhar e postura em relação a nossa prática, por isso nossa expectativa é de avanço e aprimoramento do programa”, avaliou Gisele.

Para Carlos Eduardo da Silva e Sousa, coordenador do PROADI-SUS, a metodologia define estratégias e instrumentais específicos que serão utilizados no processo de acompanhamento dos projetos para o próximo triênio. . “A metodologia é resultado de um processo de avaliação e aperfeiçoamento do Proadi-SUS que estamos implementando no programa. Além de buscar aprimorar o trabalho das áreas técnicas, esses métodos vão contribuir para uma melhor governança do programa, pois apontam para uma relação mais próxima entre o MS e os Hospitais de Excelência por meio de um diálogo produtivo, e geram resultados mais eficientes para o desenvolvimento do SUS” , afirmou Carlos.

Durante a oficina foram formados grupos de trabalhos para envolver os participantes e enriquecer a discussão. A partir de temas e áreas de importância para a saúde, foram definidas de forma hipotética, demandas, estratégias e soluções para o desenvolvimento do SUS, que foram compartilhados em forma de cartazes.

A oficina integra uma série de atividades desenvolvidas pela Coordenação de Projetos de Cooperação Nacional (CPCN/DESID) para o aperfeiçoamento do Proadi-SUS, a partir de capacitações, pesquisas e estudos, envolvendo técnicos do Ministério da Saúde e Hospitais de Excelência. Os instrumentais desenvolvidos serão reunidos em forma de um guia de orientações sobre gestão dos projetos do Proadi-SUS para disponibilização futura.

A atividade contou com a participação de servidores e colaboradores de várias secretarias e órgãos vinculados ao Ministério da Saúde.

Conheça o PROADI-SUS
O programa possibilita que entidades de excelência participem do desenvolvimento institucional do SUS, transferindo tecnologias de gestão e pesquisas úteis para serem adaptadas à rede pública por meio de isenções fiscais. Atualmente existem 111 projetos em execução, desenvolvidos em parceria com o Albert Einstein, Hospital do Coração, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz, Samaritano e Sírio Libanês. Os projetos estão ligados a várias áreas do SUS, desde A atenção básica até a alta complexidade.

A gestão do programa é realizada pela Coordenação de Projetos de Cooperação Nacional (CPCN), subordinada à Coordenação Geral de Programas e Projetos de Cooperação Técnica (CGPC), do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (CPCN/CGPC/DESID/SE/MS).

Veja mais fotos do evento aqui:
Proadi-SUS define nova metodologia de gestão de projetos (external link)]