O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) realizou, entre os dias 24 e 27 de fevereiro, o Curso Aplicado de Gestão de Custos para técnicos de unidades hospitalares que aderiram ao programa em 2015. A atividade foi realizada nas dependências do Hospital Roberto Santos, em Salvador - BA.

O curso é resultado de um processo de articulação entre a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, o Núcleo de Economia da Saúde do estado e hospitais da região, com o objetivo de capacitar e sensibilizar o nível técnico operacional das unidades hospitalares para a implementação da gestão de custos do SUS.

Foram capacitados técnicos de cinco novas unidades hospitalares - Hospital Afrânio Peixoto, Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Especializado Octávio Mangabeira, Hospital Geral Clériston Andrade e Hospital Martagão Gesteira – e, ainda, técnicos das antigas unidades que buscaram aprimorar seus conhecimentos para classificação das informações de custos de suas unidades.

Para Maciene Mendes da Silva, coordenadora do PNGC, esse processo de capacitação é fundamental para que a equipe das unidades hospitalares possam se apoderar dos conhecimentos e informações necessárias à implantação do programa.

“Ao final da capacitação, as equipes estarão preparadas para iniciar o processo de implantação da gestão de custos em suas unidades hospitalares, contribuindo para a tomada de decisão dos gestores ao orientar a alocação dos recursos de maneira mais eficiente, sem prejudicar a qualidade da prestação de serviços no SUS”, defendeu.

Conheça o PNGC

O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) compreende um conjunto de ações que visam promover a gestão de custos no âmbito do SUS, por meio da geração, aperfeiçoamento e difusão de informações relevantes e pertinentes a custos, utilizadas como subsídio para otimização do desempenho de serviços, unidades, regiões e redes de atenção em saúde do SUS.

Por Comunicação DESID
Fonte: Programa Nacional de Gestão de Custos