O sistema é um instrumento criado pelo Ministério da Saúde para auxiliar na tomada de decisão dos gestores, contribuindo para o uso eficiente dos recursos e otimização dos resultados, além de promover uma cultura de aperfeiçoamento da gestão de custos na saúde pública. Ao todo, 44 unidades de saúde paraibanas vão passar a utilizar o sistema.

A ação é fruto de um termo de compromisso, firmado este ano entre o Governo do Estado da Paraíba e o Ministério da Saúde, para implantar o Sistema Apurasus em toda a rede hospitalar estadual. Entre os dias 24 e 28 de agosto, o Ministério da Saúde irá oferecer um treinamento para uso do sistema em João Pessoa.

A ideia é mapear todos os custos hospitalares e elaborar diagnósticos que identifiquem desperdícios e apontem correções, além de melhorar os processos de trabalho. Com o diagnóstico, será possível utilizar o recurso público de forma mais eficiente, além de auxiliar na prestação de contas garantindo maior transparência e o controle social.

O sistema é de fácil usabilidade e permite que os gestores tenham resultados rápidos e de fácil interpretação, garantindo a otimização do desempenho de serviços, unidades, regiões e redes de atenção em saúde do SUS. A plataforma é disponibilizada pelo Ministério da Saúde gratuitamente a todos os estados e municípios.

Carlos Eduardo da Silva Sousa, diretor-substituto do Departamento de Economia da Saúde Investimento e Desenvolvimento do Ministério da Saúde (DESID) conta que a adesão ao sistema facilita no dia a dia das unidades de saúde. “O Apurasus é um sistema de gestão de recursos hospitalares desenvolvido pelo Ministério da Saúde que funciona por adesão. É uma ferramenta poderosa que, não só permite ao gestor local ter um controle melhor do recurso para execução do SUS, como também ajuda a organizar os processos internos das unidades de saúde”, explica.

Como aderir ao APURASUS - A adesão dos estados e municípios ao sistema é voluntária e integra o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), que engloba um conjunto de ações para promoção da gestão de custos nas unidades de saúde do SUS, estimulando o uso da informação de custos como um indicador para auxiliar na tomada de decisão por parte dos gestores locais quanto ao uso eficiente dos recursos públicos. Em todo o país já são 122 unidades de saúde participantes do programa, em 11 estados da federação.

Para participar do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), o gestor deve entrar em contato através dos telefones (61) 3315-3417 ou (61) 3315-2374, para que seja dado inicio ao processo de articulação com o Núcleos de Economia da Saúde local que será envolvido na implantação do programa.

O Ministério da Saúde oferece o suporte necessário aos técnicos das unidades de saúde na realização de todas as etapas de implantação do programa, desde a apuração de custos, capacitações para uso do sistema, estruturação de centros de custos até a geração de resultados, esclarecendo dúvidas e acompanhando o desenvolvimento das atividades.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br