O presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, participou nesta quarta-feira (14) da cerimônia de lançamento da Plataforma AvaSUS – Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS. A plataforma é um espaço virtual de aprendizagem desenvolvido para profissionais e alunos da área da saúde com o objetivo de qualificar a formação, a gestão e a assistência no SUS. A iniciativa beneficiará cerca de 3,5 milhões profissionais e alunos da área da saúde.

Mauro Junqueira, aproveitou a oportunidade para já propor a expansão da plataforma para a oferta de processos de educação permanente propostos pela própria gestão municipal: “Acho importante estabelecermos uma parceria e pensar também na gestão municipal. O ambiente virtual é muito importante e ajuda muito. Poderíamos ampliar a plataforma para todo o sistema de saúde”. Na ocasião, o Ministério da Saúde, a UFRN e o Conasems firmaram o compromisso de cooperação para que os municípios possam produzir seus próprios processos de educação permanente utilizando o AvaSUS.

GT da CIT de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde discute COAPES, Preceptoria e CCE’s

Em reunião ordinária do GT de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da CIT esta semana, 14, o grupo, que contou com a presença do nosso diretor administrativo adjunto, Luis Antonio Benvegnu, SMS de Santa Rosa/RS, discutiu a elaboração de um documento de apoio à gestão municipal para o processo de contratualização da integração ensino e serviço, o COAPES. Outro assunto bastante debatido foi uma proposta de incentivo do Ministério da Saúde para o gestor municipal, na organização de Programas de Residências Médicas municipais.Por fim, o MS apresentou um panorama das Comissões de Coordenação Estaduais do Programa Mais Médicos, e o CONASEMS reiterou a necessidade e importância de conhecermos quais estratégias a Coordenação Nacional do PMM tem pensado para o 3º ano do Programa.

Plataforma de RH, mais um lançamento importante para o trabalho no SUS

O CONASEMS também esteve presente no lançamento da Plataforma de RH do SUS, mais uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "A Plataforma RH utiliza técnicas de mineração de dados com o objetivo de torna-los gerencialmente utilizáveis pelos gestores e com uma real mensuração para que se possa realizar tomada de decisão de forma mais embasada e para toda a sociedade conhecer a força de trabalho em saúde. A partir das informações obtidas com a Plataforma de Recursos Humanos é possível reconhecer as necessidades de gestão e formação do trabalho em saúde, permitindo um planejamento estratégico para a educação permanente e gestão dos profissionais da saúde." Disponível em: http://irh.sedis.ufrn.br/

Fonte: http://www.conasems.org.br/