A Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) e o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promovem nesta sexta (6) o Encontro de Economia da Saúde, na Escola de Serviço Público (Espep), em João Pessoa. Gestores e técnicos do Departamento de Economia da Saúde Investimentos e Desenvolvimento (DESID/SE/MS) do Ministério da Saúde, participam do evento que reúne representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e técnicos das secretarias de saúde dos estados onde há Núcleos de Economia da Saúde (NES). É o caso do Acre, da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, do Pará, da Paraíba, de Pernambuco, de Tocantins e do Rio Grande do Sul.

Também está prevista a participação de representantes da saúde de estados onde os núcleos serão implantados (Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe).
O objetivo do encontro é disseminar a economia da saúde como instrumento do serviço público para o desenvolvimento sócio-econômico regional e nacional, além de auxiliar no fortalecimento dos Núcleos Estaduais de Economia e divulgar a Abres. “É um momento de trocas de experiências e aprendizagem muito importante para o aprimoramento da gestão em saúde e fortalecimento do SUS”, destaca o diretor-substituto do DESID, Carlos Eduardo da Silva Sousa, que participa do encontro.

A coordenadora do Núcleo de Economia da Saúde da SES/Paraíba, Shirleyanne Brasileiro, avalia como estratégica a implantação e atuação dos NES nos estados para a disseminação da economia da saúde. “A população ganha na credibilidade e visibilidade da melhor aplicação do dinheiro público, além de ser um instrumento de qualidade para a gestão. E o Encontro contribui para isso porque discutiremos , por exemplo, o financiamento aos custos do SUS, o que é fundamental para o bom funcionamento do nosso sistema de saúde”, destaca.

Em junho deste ano toda rede hospitalar do Estado da Paraíba assinou um termo de compromisso para a implantação do sistema Apurasus, cujo objetivo é promover a implantação, o acompanhamento e o controle de custos das unidades hospitalares. O sistema está implantado em 23 dos 33 hospitais públicos estaduais.

Programação – De acordo com a programação, pela manhã haverá duas mesas, intituladas “O que é economia da saúde e sua importância no contexto brasileiro” e “Estratégias de disseminação da Economia da Saúde no âmbito do SUS”. À tarde, serão duas oficinas: “O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), no contexto da Economia da Saúde” e “O Programa Nacional de Gestão de Custos e o ApuraSUS no contexto da economia da saúde”.

Acesse AQUI (external link) a programação completa.

Fonte: Fonte: ASCOM Governo da Paraíba
Edição: Mônica Oliveira - NuCOM DESID/SE/MS