A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o Zika vírus e sua provável ligação com casos de microcefalia emergência de saúde pública internacional, o anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º) em Genebra, depois da primeira reunião do Comitê de Emergência sobre Zika vírus da OMS.

O Comitê foi criado semana passada por conta da preocupação com a “propagação explosiva” do vírus. Para o decreto de emergência global os especialistas discutiram vários aspectos relacionados ao risco da proliferação da doença. Ao decretar a situação, a organização espera facilitar a mobilização de dinheiro, recursos e conhecimento científico para o combate ao vírus.

De acordo com números apresentados na reunião, a doença seguirá se alastrando rapidamente pelo continente e poderá afetar até 4 milhões de pessoas somente neste ano, com até 1,5 milhão de vítimas no Brasil. Também foram discutidos durante o encontro: a relação entre o vírus e os casos de microcefalia; o risco de dispersão internacional do vírus; a falta de imunidade ao vírus nas populações; a ausência de vacinas e de um diagnósticos imediatos e o risco para viajantes.

Fonte: http://www.conasems.org.br/