A revista reúne relatos de farmacêuticos de todo o Brasil que desenvolvem trabalhos bem-sucedidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados em participar da seleção podem encaminhar os dados até o dia 5 de maio pelo endereço http://revistas.cff.org.br/. (Ao fazer o cadastro, é necessário marcar a opção "Autor").

O objetivo da publicação desses relatos é sensibilizar os gestores públicos de saúde sobre a importância da atuação do farmacêutico nas atividades do SUS. "Uma atuação competente do farmacêutico, devidamente respaldada pelo gestor público, pode colaborar com a eficiência da gestão, a otimização dos recursos financeiros na aquisição de medicamentos e a redução das perdas de produtos adquiridos", diz o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

O vice-presidente do CFF e coordenador do projeto, Valmir de Santi, explica que é importante que os autores leiam atentamente as diretrizes para escrever o trabalho. "Todas as informações ali solicitadas são fundamentais para a publicação da experiência. Este ano, usaremos um novo sistema de avaliação e as experiências apenas serão submetidas se cumprirem todos os requisitos do sistema".

Os trabalhos devem conter imagens (sejam gráficos, fotos ou outras informações visuais), para facilitar a compreensão e visualização do conteúdo apresentado. “Se o projeto resultou no crescimento da adesão aos medicamentos dispensados, se houve melhora do quadro de saúde dos pacientes atendidos, tudo isso deverá ser comprovado por meio de números, com a descrição da realidade anterior, concomitante e posterior às intervenções realizadas”, exemplifica Wilson Hiroshi, membro do GT sobre Saúde Pública, que irá coordenar a equipe de avaliadores.

A publicação Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ela é editada uma vez por ano. O objetivo é dar destaque aos relatos de farmacêuticos que atuam no SUS e obtiveram experiências bem sucedidas. "Os trabalhos selecionados podem servir de exemplo a outros farmacêuticos e, assim, ajudar na melhoria dos serviços de saúde em outras localidades", acredita Valmir de Santi.

Via Conselho Federal de Farmácia (CFF)
Fonte: http://www.conasems.org.br/