O Tribunal de Contas da União, em cooperação com o Instituto Rui Barbosa e 26 Tribunais de Contas do Brasil, iniciou trabalho com o objetivo de obter e sistematizar informações sobre governança e gestão em saúde nas organizações da administração pública estadual e municipal.

O trabalho consiste na aplicação de questionários eletrônicos a todos os conselhos de saúde (municipais e estaduais), todas as secretarias de saúde (municipais e estaduais) e todas as comissões intergestores bipartites (CIB). Assim, mais de 11 mil organizações públicas do Brasil terão a oportunidade de se autoavaliar e conhecer um conjunto de boas práticas que poderão contribuir para a melhoria da prestação de serviços de saúde no país. Posteriormente, cada secretaria e conselho que responder o questionário receberá um relatório de diagnóstico (feedback) que poderá subsidiar suas ações de melhoria (mais detalhes do trabalho em www.tcu.gov.br/perfilgovsaude).

Os Conselhos e Secretarias de Saúde, estaduais e municipais, bem como as Comissões Intergestores Bipartites devem ter recebido um ofício com um código de acesso e orientações. Aqueles que ainda não receberam esse ofício, podem consultar a entrega do documento em www.tcu.gov.br/perfilgovsaude (imagem “Acompanhe a coleta de dados”). Caso a correspondência não tenha sido entregue, secretários de saúde e conselheiros devem entrar em contato com o suporte local montado pela equipe dos Tribunais de Contas (veja e-mail aqui).

Reiteramos que o Conasems apoia essa iniciativa e faz votos que os municípios brasileiros participem deste trabalho.

Via Tribunal de Contas da União (TCU)
Fonte: http://www.conasems.org.br/