Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em declarações à Radio ONU, mais cinco vacinas candidatas estão a ser, também, avaliadas.
Na declaração após divulgar a sua posição favorável à utilização da vacina Dengvaxia, produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur, a OMS recomendada a utilização da vacina contra a dengue apenas em países endémicos.
A vacina, avisa a OMS, deve ser aplicada em três doses, ao longo de um ano, e foi registada para ser utilizada em pessoas de nove a 45 anos de idade, que vivem em países com muitos casos de dengue, como nações da América Latina.
A organização da saúde lembra que a introdução da vacina precisa de ser parte de uma ampla estratégia de controlo, que deve incluir vigilância severa, tratamento clínico para todos os pacientes com dengue e forte controle do mosquito vector.
A OMS vê a epidemia global de dengue como motivo de muita preocupação e ressalta que vacinas seguras e eficazes são necessárias com urgência.
Nos últimos 50 anos, a incidência de dengue aumentou 30 vezes. Em 2012, a OMS lançou uma estratégia para prevenção da dengue até 2020.
Até lá, são esperadas de 50 milhões a 100 milhões de novas infecções por ano em mais de 100 países endémicos.

Fonte: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/sociedade/item/48388-oms-aprova-vacina-contra-dengue-e-recomenda-aplicacao-em-paises-endemicos