O objetivo do evento é articular junto às secretarias de Estado da Saúde uma agenda para o SUS, com o foco no financiamento e modelo de gestão e da atenção à Saúde.

“Vivemos em um momento de muita dificuldade para financiar a Saúde Pública, por isso é extremamente oportuno debater esse tema na tentativa do qualificar o setor”, ressaltou Leonardo Vilela, que também é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) da Região Centro-Oeste?.

Atualização
No seminário, foi discutida a atualização da portaria 204/2007, que trata do modelo de financiamento e gestão. De acordo com René José Moreira, coordenador Técnico da Secretaria Executiva do Conass, existe uma legislação engessada para o financiamento do sistema, por isso é inevitável que a gestão e os critérios de transferência de recursos sejam readequados, a partir da necessidade da gestão. “A portaria 204 cria inúmeros obstáculos à gestão do SUS”, comenta.

Segundo o secretário de Goiás, atualmente existe uma redução dos investimentos em Saúde por parte da União, e com isso uma sobrecarga dos Estados e principalmente dos municípios. “Temos um modelo de Saúde Pública ousado, mas para que ele melhore é preciso rediscutir o pacto federativo e uma transferência dos recursos mais justa”, enaltece. O gestor lembrou ainda que as necessidades são muito diferentes em cada Estado, por isso é importante fazer uma gestão com foco nas prioridades de cada região.

Para o gerente da SES-GO e membro do órgão na Câmara Técnica de Gestão e Financiamento do Conass, Edilberto Alexandre Machado, o seminário e os debates são fundamentais para construir um modelo de Saúde Pública mais moderno e eficiente, que melhore, na prática, a vida das pessoas.

Mais informações: (62) 3201-3811

Fonte: http://www.goiasagora.go.gov.br/goias-debate-recursos-para-o-sus-em-brasilia/