7 de junho de 2016 – Abrem na próxima sexta-feira (10), e vão até o dia 16/06, as inscrições para a primeira turma de Especialização em Economia da Saúde. O curso, que formará especialistas em Economia da Saúde para o SUS, será oferecido gratuitamente aos alunos selecionados. Candidatos devem possuir graduação completa e ter conhecimentos básicos em Epidemiologia, Saúde Pública, Saúde Coletiva.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/SE/MS) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) promovem a Especialização, que será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e terá a coordenação da UFG.

O resultado do processo de seleção será divulgado até 4 de julho.

A especialização é oferecida em duas turmas, com previsão de lançamento do próximo edital ainda em 2016.

O curso, semipresencial, contará com aulas ministradas em ambiente virtual - na modalidade EAD - e encontros presenciais periódicos que ocorrerão na cidade de Brasília-DF.

A carga horária do curso é de 364 horas/aula e as aulas terão início em 3 de agosto de 2016.

Pré-requisitos
Candidatos devem possuir graduação completa e ter conhecimentos básicos em Epidemiologia, Saúde Pública, Saúde Coletiva, os quais serão aferidos em avaliação online no protocolo para a inscrição. Também serão exigidos conhecimentos básicos em informática e autorização por escrito do supervisor na função profissional do candidato, além de meios próprios de financiamento para o deslocamento e estadia para seis encontros presenciais em Brasília, incluindo apresentação de trabalho de conclusão.

Recorte
As turmas serão formadas a cada 40 selecionados, com prioridade de vagas para servidores públicos vinculados ao SUS, nas três esferas administrativas (municipal, estadual e federal), que exerçam atividades relacionadas com Economia da Saúde, preferencialmente em cargos de gestão e processos de tomada de decisão. Também integram a iniciativa o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS), a Universidade de São Paulo (USP), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As matrículas e a entrega de documentos deverá ocorrer entre 5 e 8 de julho. Acesse ao edital e saiba mais sobre a seleção.

➨ Conheça o currículo do Curso de Especialização em Economia da Saúde:

Modulo 1: Saúde Pública e Conceitos em Epidemiologia
1. Saúde e seus determinantes
2. Tópicos em Epidemiologia
3. Sistemas de Informação em Saúde e fontes de dados em saúde
4. Busca de evidências na literatura científica
Modulo 2: Conceitos em Economia, Sistema, Política e Financiamento da Saúde
1. Fundamentos em Economia da Saúde
2. Sistemas de Saúde e Organização dos Serviços
3. Financiamento e gasto em saúde
4. Microeconomia aplicada à saúde
Modulo 3: Gestão de recursos e custos
1. Gestão dos Recursos do SUS
2. Economia da Saúde no setor farmacêutico
3. Ferramentas para investigação empírica – Estatística em Saúde
4. Gestão de custos
Modulo 4: Avaliação Econômica aplicada a ATS
1. Avaliação de tecnologia em saúde
2. Métodos de custeio: custos de doenças e programas.
3. Análise econômica em saúde e Modelos para Avaliação Econômica
4. Uso de ferramentas para instrumentalizar o gestor