Em meio à polêmica sobre o projeto de Lei 6299/02 (external link), conhecido como PL do Veneno, que prevê a possibilidade de agrotóxicos serem liberados pelo Ministério da Agricultura sem as análises conclusivas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o IX Ciclo de Debates discute a Regulação Internacional de Agrotóxicos. Será em 18 de outubro, a partir das 8h30, no auditório interno da Fiocruz Brasília.

Os presentes receberão certificado de participação emitido pela Escola Fiocruz de Governo (EFG/Fiocruz Brasília).

O conflito entre a saúde frente aos grandes interesses econômicos será um dos pontos abordados pelo professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (ISC/UFMT) Wanderlei Pignati e pela pesquisadora do grupo Desenvolvimento e Evolução de Sistemas Técnicos da Universidade Federal do Paraná (DEST/UFPR) Letícia Rodrigues da Silva. O especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Presidência (Fiocruz) Guilherme Franco Netto coordenará a mesa. Confira a ementa (external link).

AGENDA – A sessão de 22 de novembro discutirá a “Regulação Internacional do Álcool”. Neste semestre, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) colocou em debate acerca a regulação estatal de produtos associados a disseminação de doenças crônicas não transmissíveis, como o tabaco, alimentos ultraprocessados, agrotóxicos e álcool - objeto de trabalho do Observatório de Regulação Internacional de fatores de risco associados às DCNT (external link). Os vídeos das palestras anteriores estão disponíveis no canal do Nethis no YouTube (external link).

Inscreva-se gratuitamente aqui (external link).

Fonte: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br