Desde ontem (10) e até o final do dia, o Conass realiza, em Brasília, o seminário “O futuro do Sistema Único de Saúde: a contribuição da Planificação da Atenção à Saúde para o SUS”, onde estão sendo apresentados os principais resultados das ações relacionadas à Planificação da Atenção à Saúde (PAS). O público alvo do seminário são as Câmaras Técnicas de Atenção à Saúde, de Atenção Primária à Saúde e de Epidemiologia dos 27 estados, além de convidados de municípios e regiões que desenvolveram o projeto.

Os facilitadores da PAS também participam do encontro e fazem, no dia de hoje (12), uma avaliação criteriosa e detalhada do trabalho desenvolvido em todo o país, além do planejamento para 2019 da nova etapa da planificação, considerando que o Conass seguirá com a execução das 5ª e 6ª gerações do projeto e acompanhamento do trabalho iniciado em diversos estados, tendo em vista que muitos deles estão em diferentes estágios de desenvolvimento da PAS.

A expansão da Planificação da Atenção à Saúde segue em 2019, operacionalizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e pelo Hospital Albert Einstein.

Painéis

O primeiro painel de debates do encontro tratou das “Redes de Atenção à Saúde”, no qual foram apresentadas as experiências:

A Planificação da Atenção à Saúde na organização das Redes de Atenção à Saúde;
Redes de Atenção à Saúde: Planejamento Regional Integrado;
O papel da epidemiologia na organização das Redes de Atenção à Saúde.
No segundo painel “A Rede Materno Infantil”, foram apresentadas:

A organização da Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil em Caxias/MA;
A situação da Saúde Materno Infantil no Brasil e suas implicações na organização das Redes de Atenção à Saúde.
Em seguida, o terceiro painel abordou “O Modelo de Atenção às Condições Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”, no qual foram apresentadas:

A Rede Cuidar: a gestão da condição em saúde da população com hipertensão e diabetes na região Norte do espírito Santo;
O matriciamento como ferramenta para a integração entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada na região Leste do Distrito Federal;
Coordenação do cuidado na reumatologia em Uberlândia/MG;
O cuidado na rede de Atenção à Saúde do Idoso em Munhoz de Melho/PR.
“O papel das SES na Planificação da Atenção à Saúde” foi o quarto painel do evento, com as apresentações:

O papel do estado na organização das Redes de Atenção à Saúde nas regiões de saúde nos estados de Rondônia, Goiás e Maranhão;
O papel da regional de saúde na organização das Redes de Atenção à Saúde na região Norte do Espírito Santo;
O papel da gestão estadual no processo de expansão da Planificação da Atenção à Saúde nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo.
O quinto painel foi “A inserção das ações de Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde”, no qual foram apresentadas:

Proposta para integrar a Vigilância em Saúde nas atividades de tutoria da Planificação da Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia
Desdobramentos da Oficina do Conass sobre Redução das Coberturas Vacinais, pela assessora técnica do Conass Viviane Rocha de Luiz.

ACESSE AQUI TODAS AS APRESENTAÇÕES (external link)

O sexto e último painel apresentou as “Iniciativas do Conass para fortalecimento das Secretarias Estaduais de Saúde, no qual foram apresentados o “Programa de Apoio às SES”, pelo secretário executivo do Conass, Jurandi Frtuoso; e os “Projetos Proadi-SUS”, pelo coordenador técnico do Conass, René Santos.

Lançamentos

O encerrando do seminário foi marcado pelo lançamento da publicação “Conass Documenta n. 31 – Planificação da Atenção à Saúde: Um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde”, que apresenta detalhadamente a PAS como potente instrumento de gestão e de organização da APS e da AAE nas RAS. Acesse a Biblioteca Digital do Conass e baixe gratuitamente.

Também foi lançado um vídeo sobre a Planificação da Atenção à Saúde, que será disponibilizado em breve, desenvolvido para ilustrar e relatar o trabalho realizado que impactou positivamente a saúde em todo o país.

Fonte: http://www.conass.org.br