A BIREME/OPAS/OMS estará operando a partir de abril de 2007 o novo Portal da Cochrane na Biblioteca Virtual em Saúde – no endereço http://cochrane.bvsalud.org, que oferece aos profissionais de saúde de todos os países da América Latina e do Caribe o acesso a uma coleção ampliada de fontes de informação produzida pela Colaboração Cochrane, seus Grupos Colaboradores de Revisão e Centros de Colaboração. Esta coleção de fontes de informação de qualidade e independente, facilita e promove os processos de decisão em saúde baseados em evidências da pesquisa científica.
A coleção do novo Portal Cochrane BVS, além das bases de dados originais da Biblioteca Cochrane, produzidas pela Colaboração Cochrane, inclui outras 6 fontes de informação no idioma espanhol que conformam a Biblioteca Cochrane Plus, produzida pelo Centro Cochrane Ibero-Americano? e pela Rede Cochrane Ibero-Americana?, assim como um conjunto de resumos de revisões sistemáticas da Cochrane no idioma português, produzido pelo Centro Cochrane do Brasil.
O acesso à Biblioteca Cochrane na BVS está disponível para América Latina e Caribe há 4 anos com um número crescente de usuários. São mais de 87 mil usuários individuais e 2.685 instituições registradas, correspondendo a uma média mensal de 34 mil visitas ao site da Biblioteca Cochrane na BVS. O serviço teve seu início em 2002 após acordo com a Update Software e foi implementado com uma operação experimental de um ano restrita a usuários do Brasil. Em 2003, a BIREME fez novo acordo com a Update Software e extendeu a sua cobertura para os usuários de todos os países da América Latina e do Caribe, com apoio do Centro Cochrane do Brasil e do Ministério de Educação do Brasil, através da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir de 2005 a licença da Biblioteca Cochrane passou a ser realizada com a companhia Wiley & Sons para acesso livre em toda América Latina e Caribe.
O novo Portal Cochrane BVS é operado nos idiomas espanhol, inglês e português e representa um avanço notável nas facilidades de acesso e uso das melhores evidências no âmbito das instituições dos sistemas nacionais de pesquisa, educação, promoção e atenção à saúde, assim como a sociedade em geral. Assim, autoridades, gestores, pesquisadores, médicos e profissionais da saúde geral, pacientes e o usuário em geral da América Latina e Caribe terão acesso liberado e diferenciado à principal coleção internacional de evidências da pesquisa científica em saúde.
O novo portal amplia os contéudos e oferece mais facilidades para a pesquisa de conteúdos, navegação e links. Assim, por exemplo, as revisões sistemáticas da Cochrane são disponibilizadas com links entre os textos completos em inglês e espanhol e com o resumo em português. O melhoramento progressivo do portal e dos seus serviços integrados na BVS é um compromisso da BIREME com vistas a promover a democratização do acesso e do uso de informação científica e evidências nos processos de decisão em saúde. Para tanto, a BIREME conta com a colaboração de centenas das instituições da rede BVS e em particular das instituições que participam ativamente da Rede Cochrane Ibero-Americana?.
A construção e a operação regular do novo Portal Cochrane BVS são resultados de esforços conjuntos de muitas instituições e indivíduos realizados nos últimos anos que conduziram à renovação e ao estabelecimento de contratos e acordos de cooperação entre a Organização Pan-Americana? da Saúde, através da BIREME, com as empresas Wiley & Sons e Update Software, que produzem e distribuem respectivamente a Biblioteca Cochrane( Cochrane Library ) e a Biblioteca Cochrane Plus (Cochrane Library Plus).
Todo o processo de posta em marcha e desenvolvimento do portal vem sendo realizado pela BIREME em estreita colaboração com o Centro Cochrane Ibero-Americano?, a Rede Cochrane Ibero-Americana? e o Centro Cochrane do Brasil.
No projeto do portal, a BIREME propõe o acesso livre aos conteúdos do Portal para os usuários que se conectam a partir dos países da América Latina e Caribe. Para tanto, os custos anuais relativos à assinatura e operação técnica do portal serão compartilhados com aportes financeiros dos paises da América Latina e Caribe, tendo como base a experiência da assinatura da Biblioteca Cochrane em inglês, que vem sendo financiada por recursos de infra-estrutura e financeiros aportados pelo Brasil através dos signatários do Convênio de Manutenção da BIREME – Ministérios da Saúde e Educação, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo, em cujo campus se localiza a BIREME.
Nesse sentido a OPAS, por meio da BIREME, assinou contrato por 2 anos com a Update Software para a assinatura anual da Biblioteca Cochrane Plus e a preparação dos conteúdos para integração no portal Cochrane BVS com o objetivo de viabilizar a sua disponibilização em acesso livre para todos países da América Latina e Caribe. Seguindo as recomendações da Rede Cochrane Ibero-Americana?, o contrato prevê que os custos relativos à Biblioteca Cochrane Plus em espanhol serão compartilhados com um grupo de países da América Latina e Caribe, segundo quotas anuais proporcionais originadas de instituições públicas e privadas. Sete países recomendados pela rede para compartilhar proporcionalmente os custos do portal : Argentina (16%), Chile(8%), Colômbia(16%), Costa Rica(6%), México(24%), Uruguai (6%) e Venezuela(16%) e de Porto Rico(8%). Para 2007, o pagamento das quotas deverá ser efetivado até 30 de maio. Os demais países da América Latina e Caribe estão isentos da contribuição até 2008, inclusive. A participação dos governos, ministérios, universidades e instituições nacionais na sustentabilidade do acesso às fontes de informação do Portal Cochrane BVS é promovida nacionalmente através das Representações da OPAS/OMS nos países
Desta forma, o acesso às coleções no Portal Cochrane BVS será controlado e diferenciado. Os usuários da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela terão acesso livre condicionado ao pagamento da respectiva quota de contribuição financeira. Usuários dos demais países da América Latina e Caribe, terão acesso livre.
Assim, o Portal Cochrane BVS opera com acesso controlado, com identificação preferencialmente automática de domínios de accesso nacional dos paises da América Latina e Caribe. Não haverá no Portal Cochrane BVS serviços baseados em assinaturas individuais ou institucionais. Estes tipos de assinatura estão disponíveis nos serviços oferecidos pela Update Software para acesso à Biblioteca Cochrane Plus em espanhol e pela Wiley Sons para acesso à Biblioteca Cochrane em inglês.


Sobre a Colaboração Cochrane
A Colaboração Cochrane é uma organização internacional independente e sem fins lucrativos, dedicada a produzir informação confiável e atualizada sobre os efeitos das intervenções em saúde disponível em todo o mundo. O nome da organização é uma homenagem ao epidemiologista britânico Archie Cochrane (1909-1988).
Fundada em 1993, a organização produz e difunde análises sistemáticas das intervenções de atenção à saúde e promove a busca de evidências científicas em forma de ensaios clínicos e revisões sistemáticas. O grande produto da Colaboração Cochrane é a Base de dados Cochrane de Revisões Sistemáticas (Cochrane Database of Systematic Reviews), que publica as revisões sistemáticas elaboradas pelos grupos da Colaboração Cochrane em texto completo, sendo considerada a melhor fonte de informação de evidência confiável sobre efeitos das intervenções de assistência à saúde. Esta base de dados é parte da Biblioteca Cochrane.

Sobre o Centro Cochrane Ibero-Americano? e a Rede Cochrane Ibero-Americana?
O Centro Cochrane Ibero-Americano? coordena a Rede Cochrane Ibero-Americana? constituída por Centros Coordenadores Nacionais localizados em diversos países da Região Ibero-Americana? como Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Costa Rica, Equador e Peru.
A Rede segue a missão da Colaboração Cochrane de preparar, manter e disseminar revisões sistemáticas sobre os efeitos das intervenções em saúde. O principal produto do trabalho desta Rede é a coleção de revisões sistemáticas da Cochrane com textos completos traduzidos ao espanhol, e outras fontes de informação em espanhol, como, por exemplo, o registro de ensaios clínicos ibero-americanos, coletâneas de artigos traduzidos das revistas Bandolier, Gestión Clínica y Sanitária, Evidencia Actualización en la Práctica Ambulatorial, além dos relatórios das Agências Ibero-Americanas? de Avaliação de Tecnologias em Saúde.
Estas fontes de informação estão incluídas na coleção da Biblioteca Cochrane Plus, que está integralmente disponível para acesso no novo Portal Cochrane BVS.
O Centro Cochrane Ibero-Americano? está sediado no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau de Barcelona, na Espanha.

Sobre o Centro Cochrane do Brasil
O Centro Cochrane do Brasil, seção brasileira da Colaboração Cochrane, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem fontes de financiamento internacionais, que segue a missão de elaborar, manter e divulgar revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados, promovendo a aplicação do melhor nível de evidência nas decisões em saúde.
O Centro está ligado à Pós-graduação em Medicina Interna e Terapêutica da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) e realiza pesquisas em ensaios clínicos e em medicina baseada em evidências. Além disso, promove cursos, treinamentos e simpósios de revisão sistemática e metodologia de pesquisa; oferece um curso gratuito on-line de revisão sistemática; e realiza consultorias científicas.
O Centro Cochrane do Brasil vem produzindo a tradução para o português dos resumos das Revisões Sistemáticas da Cochrane. Estes resumos traduzidos conformam uma base de dados dentro do Portal Cochrane BVS, permitindo um melhor entendimento e aplicação dos resultados de revisões sistemáticas nas decisões em saúde no Brasil.
Sobre a BIREME/OPAS/OMS
A BIREME – Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde é um centro especializado da OPAS/OMS na Area de Gestão de Informação e Conhecimento para a cooperação técnica em informação científica e técnica em saúde. Estabelecida no Brasil em 1967 por um convênio entre a OPAS e o Govêrno Brasileiro por meio dos Ministérios da Saúde e Educação, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo, a BIREME está comemorando 40 anos de existência em prol da democratização do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe.
A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é o modelo e estratégia de cooperação técnica. Produzida por redes de instituições e indivíduos, a BVS opera uma rede de fontes e fluxos de informação em saúde que são promovidas como bens públicos nacionais, regionais e globais. Em particular, a BVS oferece acesso às fontes de evidências da pesquisa científica, com ênfase para a Biblioteca Cochrane.