WASHINGTON - Com esse dinheiro, a fundação vai tentar ampliar as pesquisas e campanhas de educação sobre a obesidade, condição que afeta cerca de 25 milhões de menores de idade, ou mais de 33% das crianças e adolescentes do país.

A soma é a mais alta já doada por uma fundação filantrópica para o combate ao problema, que, segundo a RWJF, se transformou numa epidemia nacional.

A fundação disse em seu site que, nas últimas quatro décadas, os índices de obesidade dispararam em todos os grupos demográficos e mais que quadruplicaram entre crianças de 6 a 11 anos.

Para a entidade filantrópica, a prevenção da obesidade durante a infância é crítica, uma vez que os hábitos que perduram até a vida adulta geralmente começam na juventude.

"Esta é uma crise que afeta todos os americanos e que requer que lutemos juntos para revertê-la. Fazemos um chamado à ação às famílias, às escolas, ao governo, à indústria, ao sistema de saúde e aos grupos filantrópicos" para que essa meta seja alcançada, disse Riso Lavizzo - Mourey, presidente da RWJF.

Fonte: O Estadão 05/04/2007
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/abr/05/14.htm (external link)