Alana Gandra (Repórter da Agência Brasil)

Recursos não-reembolsáveis no valor de R$ 7,1 milhões, aprovados na última sexta-feira (7) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), permitirão ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), construir uma nova unidade ambulatorial especializada, anexa ao prédio principal.

Vinculado ao Ministério da Educação, o hospital concorreu aos recursos do BNDES por meio de projeto apresentado pelo Instituto de Hematologia. O diretor-geral do hospital, Alexandre Pinto Cardoso, informou hoje(10) que a nova unidade "vai contemplar o tratamento das doenças hematológicas, na linha do transplante de medula óssea, transplantes não aparentados, tratamento aos pacientes portadores de anemia falciforme e na área de oncologia clínica para outros tumores”.

Além de permitir atendimento adequado em quimioterapia a pacientes que não precisam de internação, as novas instalações contribuirão para aumentar em cerca de 20% o número de leitos para transplante de medula óssea no estado. Até 2010, o hospital terá elevada em 55% sua capacidade de realizar esse tipo de intervenção.

Cardoso destacou que o anexo vai integrar o complexo de diagnóstico e tratamento das doenças hematológicas e oncológicas do hospital, com capacidade para atender cerca de 300 pessoas por dia nas áreas de hematologia e oncologia. “Nós vamos multiplicar por um fator de sete a nossa possibilidade de atendimento desses grupos de pacientes, porque nós atendemos por dia muito mais do que isso”, disse. Mensalmente, o hospital atende cerca de 25 mil pessoas.

Com a nova unidade, acrescentou, não será necessário internar pacientes para quimioterapia e em conseqüência, "nossa capacidade instalada para leitos em hemato-oncologia será melhorada".

Dados fornecidos pela assessoria de imprensa do BNDES e confirmados pelo diretor-geral apontam que o hospital realiza anualmente mais de 108 mil cirurgias especializadas e 10 mil procedimentos de alta complexidade, com média de 75% de taxa de ocupação.

O hospital é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atende em 49 especialidades médicas.

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/03/10/materia.2008-03-10.0787425259/view