A Organização Pan-Americana? de Saúde (OPAS/OMS) irá reconhecer os profissionais de saúde que têm contribuído significativamente no seu próprio país e na Região das Américas para fortalecer o desenvolvimento da saúde através da gestão e prestação de serviços e programas de ensino e pesquisa.

O prêmio foi criado em 1969, por por iniciativa do doutor Stuart Portner, ex-chefe de Administração da Repartição Sanitária Pan-Americana?. O 'Prêmio de Gestão' é um reconhecimento concedido anualmente pelos governos dos países das Américas através de seus representantes nas reuniões dos Órgãos Sociais da Organização Pan-Americana? de Saúde pela contribuição notável na gestão de serviços de saúde.

O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Adolfo Horácio Chorny foi contemplado com a premiação em 2006.

O processo de seleção será realizado por um júri constituído por três representantes dos governos dos países membros do Comitê Executivo da Opas, a partir de três candidatos propostos pelos governos através de seus ministérios da saúde. Os procedimentos e critérios para apresentação de candidaturas estão no catálogo do Prêmio da Opas em Administração, que pode ser acessado em Inglês e Espanhol, bem como a lista dos vencedores nos anos anteriores.

Fonte: http://www.ensp.fiocruz.br