A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá firmar acordos de cooperação técnica com o Paraguai, Uruguai, Argentina e Mercosul para integrar ações e contribuir com o fortalecimento das autoridades sanitárias dos países.
Os acordos serão firmados de acordo com os perfis de cada país.

Na parceria com o Paraguai e o Uruguai, serão abordados medicamentos, alimentos, combate à falsificação, controle em fronteiras, regulação econômica, avaliação de novas tecnologias, produtos para saúde, serviços de saúde, sangue e hemoderivados, capacitação técnica e organização institucional com a Anvisa.

Com a Argentina, o Brasil pretende trocar experiências sobre a farmacopeia (código farmacêutico oficial dos países), o que pode reduzir os custos de importação de substâncias entre os países.

Com o Mercosul, a parceria abordará a biodisponibilidade (relativa à quantidade e à velocidade de absorção do princípio ativo do medicamento para a corrente sanguínea) e a bioequivalência (teste que assegura que o medicamento genérico apresenta a mesma eficácia clínica e a mesma segurança em relação ao remédio de referência), no contexto da harmonização regional de registro de medicamentos.

Além disso, está prevista uma atividade isolada para trabalhar a importância das Boas Práticas do ciclo produtivo de sangue e hemoderivados no mercado comum.

A parceria internacional receberá investimentos da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: http://www.comunicacaosaude.com.br