Este projeto pretende atender às demandas da área de economia da saúde, em três vertentes: como área do conhecimento, como ferramenta de gestão e tomada de decisão e como uma atitude cultural.

1) Com a criação de uma BVS com área temática em Economia da Saúde:
a) Qual a importância de disseminar a cultura de Economia da Saúde juntos aos Gestores Estaduais, profissionais da saúde e também aos cidadãos?

A importância de disseminar a cultura de economia da saúde junto aos Gestores Estaduais, profissionais da saúde e também aos cidadãos é difundir conhecimento teórico e ampliar o uso de ferramentas para uma melhor gestão de recursos do setor saúde.

O acesso à informação científico-técnica em Economia da Saúde é essencial para os Gestores Estaduais, pois apóia os níveis decisórios para uma distribuição mais eqüitativa de recursos da área, e uma melhor definição das prioridades e estratégias a serem implantadas.

b) Qual a relevância da criação BVS-Ecos para o Brasil e América Latina?

A relevância da criação BVS-Ecos para o Brasil e América Latina é a necessidade de desenvolver de forma cooperativa a informação científico - técnica em economia da saúde, além de garantir um espaço de articulação e cooperação entre esses países, desenvolvendo uma cultura institucional que tragam as marcas da realidade da região.

c) A busca por temas relacionados poderia ser agilizada?

O sistema de busca por temas relacionados poderia ser agilizado, com a definição de agrupamentos de assuntos o que facilitaria o processo de consulta.

2) Qual a contribuição que a BVS-Ecos poderia trazer para as academias e institutos de pesquisas?
Contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos proporcionando um aumento da capacidade de compartilhar informações em economia da saúde, qualificando a formação de profissionais na área da saúde, além de democratizar o acesso a informação aos interessados no assunto, inclusive representantes do controle social, o que permitiria um melhor desempenho desses atores no processo de acompanhamento do SUS.