Foi realizada em Brasília nos dias 16 e 17 de maio a Oficina de trabalho para discutir proposta de criação e articulação de uma Rede de Núcleos Estaduais / Regionais de Economia da Saúde.

A Oficina foi promovida pelo Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento (DESD) subordinado à Secretaria Executiva do Ministério da Saúde e contou com a presença de representantes dos Núcleos Estaduais de Economia da Saúde da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, São Paulo e Tocantins, da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, do CONASS, OPAS, UFMG, FIOCRUZ (PE), UFPE, IPEA, ABRES e do Complexo Hospitalar de Mangabeira (PB).

O Departamento apresentou suas principais atividades realizadas como o Banco de Preços em Saúde (BPS), Catálogo de Materiais (CATMAT), a Biblioteca Virtual em Saúde Economia da Saúde (BVS ECOS), a Coordenação de Monitoramento de Custos (CMC), o Núcleo Nacional de Economia da Saúde (NUNES) e o Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).

Foi apresentada a proposta do DESD para a formação da Rede de Economia da Saúde e formados três grupos de trabalho para discussão de estratégias de implantação da Rede.

Ao final da Oficina foi conformada a Rede de Economia da Saúde – Rede ECOS composta pelas instituições presentes e que atuarão no desenvolvimento e fortalecimento da Economia da Saúde no Brasil.


Fonte: DESD/SE/MS