O Informe Saúde e Economia é uma ferramenta utilizada na tentativa de diminuir a assimetria de informação inerente à estrutura do mercado farmacêutico. Tem como objetivo auxiliar a tomada de decisão quando existe mais de uma opção terapêutica para o tratamento de uma mesma patologia, em especial quando não há comprovação de superioridade terapêutica entre os medicamentos.

O Informe foi desenvolvido com o intuito de trazer informações atualizadas da literatura médica de forma resumida e, principalmente, de fácil compreensão. As informações são referentes à eficácia, à segurança e aos custos de cada medicamento indicado para o tratamento da patologia avaliada. Com relação à análise dos custos, a idéia é mostrar a diferença de custos entre a escolha do medicamento de referência e seus similares e genéricos, representada graficamente na forma de um termômetro.

É direcionado para todos os tipos de leitores, como consumidores que adquirem medicamentos a varejo com prescrição médica, profissionais e estudantes da área de saúde, Gestores em saúde, dentre outros.

Cada edição do Informe trata de uma patologia diferente e a escolha do tema tem como critérios: doenças crônicas que demandam tratamento medicamentoso de uso contínuo e medicamentos que são vendidos em estabelecimentos de venda à varejo, que possuem a mesma eficácia e segurança (de acordo com as evidências científicas disponíveis) com diferença significativa de custos de tratamento.

Até o momento já foram lançadas cinco Edições que abordaram os seguintes temas: Osteoporose, Glaucoma, Refluxo Gastroesofágico, Hipertensão e Epilepsia.

O boletim encontra-se disponível no sítio eletrônico da Anvisa e pode ser acessado por meio do menu “Regulação de Mercado”.