O instituto nasceu a partir de um diálogo entre os países da América do Sul com o objetivo de desenvolver ações de saúde entre os países do continente.

Entre as propostas do Isags estão o desenvolvimento de recursos humanos estratégicos e a melhoria dos sistemas de saúde para desenvolver e divulgar o conhecimento na área. O instituto será instalado na sede da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro, e a partir de 2012 deve iniciar ações específicas para capacidade em vigilância sanitária, acesso universal a medicamentos, ao desenvolvimento do modelo de saúde da família e à criação de um sistema comum de informações estratégicas em recursos humanos em saúde para os países participantes.

A Anvisa assinou um Termo de Cooperação com a Fiocruz e repassou recursos para o início das atividades. A partir da próxima semana as duas instituições iniciam a elaboração de um plano de trabalho. O Isags reúne as áreas de saúde dos países da União Sul Americana de Nações (Unasu). A Unasul tem como foco a integração sul-americana como estratégia para o desenvolvimento regional.

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/