Agência FAPESP - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou chamada pública para apoio a pesquisas direcionadas ao estudo do envelhecimento populacional e à saúde do idoso. As inscrições vão até 18 de junho.

O edital, que conta com recursos de R$ 6 milhões do Fundo Setorial de Saúde (CT-Saúde) e do Ministério da Saúde, contempla quatro linhas: biologia do envelhecimento, geriatria, gerontologia clínica e estudos sobre funcionalidade e fragilidade na atenção à saúde do idoso.

Segundo o CNPq, os projetos cooperativos de pesquisa devem ser de grande porte e contribuir de modo efetivo para o avanço do conhecimento, a geração de produtos e subsidiar a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira e para a superação de desigualdades regionais e socioeconômicas.

Os estudos deverão ser, preferencialmente, multicêntricos, envolvendo centros de excelência e centros em desenvolvimento, e com abordagem multidisciplinar e/ou multiprofissional.

Prioritariamente, 30% do valor global será destinado a projetos desenvolvidos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste?.

Para mais informação acesse:
http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/2006/edital_0172006.htm (external link)

Fonte: Agência FAPESP 11/05/2006
http://www.agencia.fapesp.br (external link)