CONASS – 30 anos promovendo saúde para todos os brasileiros!

Seminário Internacional Atenção Primária à Saúde - Acesso Universal e Proteção Social

24 e 25 de abril de 2012 - Brasília/DF

Local do evento:
Royal Tulip Brasília Alvorada
Setor de Hotéis e Turismo Norte (SHTN) Trecho 2, Conjunto 1B, Bloco C
Brasília/DF - 70800-200
(61) 3424-7000

Dia 24 de abril de 2012

Mesa 1 – 14h30: Atenção Primária à Saúde e Seguridade Social
Participantes: Coordenador - Secretário Estadual de Saúde
Palestrantes:
Sonia Fleury
Michael Rachlis
Debatedor: Jairnilson Paim

Mesa 2 – 16h: Atenção Primária à Saúde no modelo de atenção às condições crônicas
Participantes: Coordenador - Secretário Estadual de Saúde
Palestrantes:
Ministro Alexandre Padilha – Ministro da Saúde do Brasil
Ruben Torres – Gerente de sistemas de saúde baseados na atenção primária/Opas
Debatedor: Gastão Wagner

25 de abril de 2012

Mesa 3 – 9h30: Atenção Primária à Saúde e os Determinantes Sociais de Saúde
Participantes: Coordenador - Secretário Estadual de Saúde
Palestrantes:
Sonia Dias
Alberto Pellegrini
Debatedor: Jacobo Finkelman

Mesa 4 – 14h: Atenção Primária à Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Participantes: Coordenador - Secretário Estadual de Saúde
Palestrantes:
Yme S. van den Berg – Royal Tropical Institute – Amsterdam
Gary Stahl – Representante da Unicef
Debatedor: Representante da Opas


1ª Mostra Nacional de Redes de Atenção à Saúde: O estado e as Redes de Atenção à Saúde

24 e 25 de abril de 2012 - Brasília/DF

Na ocasião do Seminário Internacional Atenção Primária em Saúde – Acesso Universal e Proteção Social, o CONASS realizará a 1ª Mostra Nacional de Redes de Atenção à Saúde: O estado e as Redes de Atenção à Saúde, com o objetivo reunir e divulgar as experiências brasileiras com organização de redes regionais de atenção à saúde. A Mostra visa propiciar a apresentação de práticas bem sucedidas e das dificuldades encontradas, no intuito de contribuir para o avanço na organização de sistemas regionais de saúde, tornando-os mais integrados e coordenados. Os participantes da Mostra serão as Secretarias de Estado da Saúde, por meio da Coordenação Estadual da Atenção Primária.


Comunicado de aceite de trabalhos inscritos na Mostra Orientações para participação da Mostra e apresentação das experiências

Prezados Senhores,

É uma satisfação informar que todos os trabalhos enviados pela SES foram selecionados para participarem da 1ª Mostra de Redes de Atenção à Saúde que ocorrerá concomitante ao Seminário Internacional de APS, por ocasião das comemorações dos 30 anos do CONASS, em 24 e 25 de abril de 2012, na cidade de Brasília, DF.

Foi uma grata surpresa receber a inscrição de um número tão grande de trabalhos, relatando riquíssimas experiências de formação de Redes de Atenção e Redes Temáticas de Saúde, provenientes dos estados brasileiros. Diante disso o CONASS reorganizou a programação da Mostra, oportunizando que todos os trabalhos inscritos possam ser apresentados.

Para participar da Mostra deverão ser entregues, até 19 de abril de 2012, um texto (resumo expandido) e um banner, para cada uma das experiências inscrita.

ORIENTAÇÕES PARA PREPARAÇÃO DO BANNER:
Banner de 0,95 cm X 0,95 cm, a ser confeccionado pelas SES e seguindo o seguinte padrão:

•Todos os pôsteres deverão contar com a bandeira do Estado no canto superior esquerdo e a logomarca da instituição responsável pela experiência no canto superior direito, estes deverão ter uma dimensão de aproximadamente 16 x 16 cm. O título deverá ter tamanho suficiente para ser visível à 2 metros de distância, seguido do nome da instituição responsável pela experiência.
•Ainda que seja recomendável, pela acuidade estética, não é obrigatório que os pôsteres sejam plotados.
•Os pôsteres devem abordar prioritariamente as ações práticas que deram sustentação e viabilidade à experiência, os recursos envolvidos (volume e fonte) e os resultados esperados e ou já alcançados.
•Deverá constar nos pôsteres e-mail e telefone para contato.

ORIENTAÇÕES PARA PREPARAÇÃO DO TEXTO (RESUMO EXPANDIDO):

Solicitamos que seja enviado um texto relatando de forma mais detalhada, e objetiva, as experiências inscritas (resumo expandido) para cada trabalho inscrito. Este texto deve constar de três a quatro laudas (uma lauda: 25 linhas, fonte arial 12, espaçamento 1,5) e preservar a mesma estrutura apresentada no resumo enviado para inscrição dos trabalhos (ver a seguir).

Destacamos a importância de um texto que apresente os passos que já foram dados na organização de Redes; contar as dificuldades - e como foram superadas; relatar aquilo que pode objetivamente ajudar os demais estados/demais instituições a aprenderem com a experiência que você está apresentando. Recomendamos evitar teorizações e tudo que já estiver em livros/artigos sobre as Redes, o enfoque deve ser relatar e analisar a experiência de organização de redes. Tenha especial atenção ao item ‘ avaliação’, uma vez que um objetivo fundamental da Mostra é a troca de experiências considerando o aprendizado com o que deu e o que não deu certo.

Itens que compõem o texto:
1) IDENTIFICAÇÃO DA SES/ESTADO
2) AUTORES (Nomes, e-mails, fones)
3) TITULO DA EXPERIÊNCIA
4) SETORES/INSTITUIÇÕES ENVOLVIDOS:
5) APRESENTACAO E JUSTIFICATIVA: Que razões levaram à proposta de organização dos serviços em rede?
6) OBJETIVOS: Quais os principais objetivos da construção da Rede que esta sendo apresentada?
7) DESCRICAO DAS PRINCIPAIS ESTRATEGIAS E ATIVIDADES: Apresentar brevemente quais foram os principais passos para a construção da Rede de Atenção, podendo ser destacado: a interação com outros parceiros, o papel da SES, as principais dificuldades encontradas, etc. Ver o texto “Orientações para inscrição e participação da Mostra....” para maiores detalhes.
8) TEMPOS/CRONOGRAMA: Mencione a data do inicio da proposta e o tempo decorrido nas diversas etapas, se for o caso.
9) AVALIAÇÃO: Mencione se foram definidos critérios/indicadores para monitorar/avaliar os resultados da organização dos serviços em Rede, se foi realizada a avaliação, e quais os principais resultados observados.
10) TEMA/SUB-TEMA DA EXPERIENCIA: Informe a qual(is) sub-tema(s) o trabalho se refere. Veja a lista de sub-temas a seguir.

Os textos (resumos expandidos) deverão ser enviados por email para conass@conass.org.br, com cópia para tsilvia@terra.com.br, na data limite de 19 de abril de 2012, seguindo as recomendações:
- No campo de assunto da mensagem deve conter a sigla do Estado e o texto: Mostra de Redes (exemplo: RS - Mostra de Redes);
- Se forem enviados dois ou mais trabalhos, enviar separadamente, cada trabalho em mensagem diferente, e diferenciar no campo assunto da mensagem (exemplo: RS1 - Mostra de Redes; RS2 - Mostra de Redes).

Os banners estarão dispostos em local destinado para a Mostra no período das 9 às 17hs dos dias 24 e 25 de abril de 2012

Todos os trabalhos inscritos e apresentados (através de banner e de envio de texto) na 1ª Mostra Nacional de RAS darão direito ao recebimento de certificado ao autor(es)/a(s). A entrega do trabalho significa a permissão, por parte dos autores, de divulgação de seu trabalho no site do CONASS.

Informações podem ser obtidas pelos e-mails tsilvia@terra.com.br e conass@conass.org.br ou pelos telefones (51) 93193433 ou (61) 3222.3000 com Cristiane.

Lista de Sub-temas:
Os trabalhos poderão destacar um ou vários dos seguintes itens relativos às Redes de Atenção a Saúde:
a) O papel do Estado/SES na construção de redes; o estímulo e apoio aos municípios para se organizarem em redes de atenção.
b) O fortalecimento da Atenção primária à Saúde (APS) como porta de entrada e primeiro contato dos usuários com o sistema de saúde.
c) O processo de definição das regiões de saúde, com estabelecimento de limites geográficos e população usuária.
d) A definição do rol de ações e serviços, com base nas necessidades da população e nos recursos disponíveis.
e) A organização e integração das ações e serviços que compõem a RAS.
f) O estabelecimento dos fluxos e a definição de responsabilidades nas regiões de saúde, visando a coordenação do cuidado aos usuários.
g) A definição de critérios de acessibilidade e escala.
h) A presença dos elementos estruturais das RAS (e em que medida estão operando como preconizado):

•A APS está fortalecida, é porta de entrada e cumpre seu papel de coordenação do cuidado aos indivíduos, integrando as informações dos diferentes pontos de atenção à saúde?
•A Atenção Secundária e Terciária compõe a RAS, e propicia cuidado integral? A oferta de serviços dos diversos níveis de atenção à saúde é coordenada?
•Os Sistemas de Apoio (sistema diagnostico e terapêutico, assistência farmacêutica, sistema de informações) operam de maneira integrada?
•Os Sistemas Logísticos (transporte, regulação da atenção, cartão de identificação do usuário na rede) permitem cumprimento de fluxos e identificação dos usuários na Rede?
•Como se dá a governança da Rede?
i) As informações são integradas por sistemas eletrônicos de informação?
j) Definição de indicadores e metas para monitoramento e avaliação das redes.
k) Escolha dos critérios de avaliação de desempenho e de resultados.
l) Estabelecimento de mecanismos de controle e fiscalização das ações e serviços.
m) Fortalecimento da Atenção Primária, estimulando que assuma os papéis de porta de entrada e coordenadora do cuidado aos indivíduos.
n) Financiamento.
o) Intersetorialidade: a rede além da saúde.
p) Outros: informe qual (is).

Fonte: http://www.portalconass.org.br