O documento é direcionado aos fabricantes de medicamentos no Brasil e apresenta os requisitos mínimos para os materiais de construção, manutenção, operação e controles dos sistemas de geração e distribuição de água para uso farmacêutico.

O guia também se constitui em um instrumento de harmonização dos requisitos regulatórios nas inspeções sanitárias realizadas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).Na indústria farmacêutica, a água é largamente utilizada em processos de limpeza e como matéria-prima de maior volume para grande parte dos medicamentos.

A Resolução RDC 17/2010 adotou um maior foco para a regulação do tema ao apresentar, pela primeira vez, um capítulo exclusivo para os sistemas de geração e distribuição de água para uso farmacêutico.O guia traz um aprofundamento do tema regulamentado pela Resolução 17/10 e é baseado em referências internacionais e na experiência nacional.

O objetivo é realçar alguns pontos em que se observa que não há um entendimento claro ou padronizado por parte dos profissionais da área.

Clique aqui para visualizar o Guia da Qualidade para Sistemas de Purificação de Água para uso Farmacêutico:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/5619ea004e5c1e4091c9ddd762e8a5ec/guia_purificacao_de_agua.pdf?MOD=AJPERES (external link)