A avaliação de tecnologias em saúde é uma ferramenta para a qualificação do processo de gestão, pois oferece subsídios técnicos baseados na melhor evidência científica contemporânea com o objetivo de embasar decisões em saúde.

Trata-se de uma forma de investigação multidisciplinar cuja ferramenta fundamental é a avaliação crítica da validade das pesquisas clínicas realizadas com a nova tecnologia.

Disponibilizar o Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) representa um avanço, pois organiza as informações e auxilia a tomada de decisão por meio do fornecimento de conteúdo de fácil entendimento, apresentado de maneira sucinta.

O Boletim é composto por uma seção de AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA propriamente dita, seção DESTAQUE que apresenta ações relevantes realizadas na avaliação de tecnologias em saúde no Brasil e seção CARTAS, para que o leitor possa apresentar suas críticas sobre o Boletim e sugestões de temas importantes a serem abordados nas próximas edições.

O Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) esta disponível na internet, nos endereços: www.anvisa.gov.br, www.ans.gov.br e www.saude.gov.br/sctie.
E agora também indexado pela Biblioteca Virtual em Saúde de Economia da Saúde e disponível em sua base de dados de economia da saúde - Base ECOS.

Espera-se que o BRATS seja o início da disseminação do conceito de avaliação de tecnologia em saúde entre os gestores e profissionais da área e que cada vez mais nossas escolhas sejam baseadas na melhor evidência científica.

Fonte: http://200.214.130.94/rebrats/brats.php