Hospitais Públicos de Tocantins que fazem parte do Programa Nacional de Gestão de Custos vão passar a contar com o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (APURASUS). A iniciativa é conduzida mediante articulação e parceria entre o Núcleo Nacional de Economia da Saúde do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (NUNES/DESID) e as secretarias estaduais de Saúde por meio dos Núcleos de Economia da Saúde (NES) dos Estados. O grande objetivo do trabalho é estimular a adoção da gestão de custos pelos estabelecimentos de saúde do SUS, como mecanismo para auxiliar na tomada de decisão dos gestores, contribuindo com o melhor uso dos recursos e com a disseminação da cultura de custos no âmbito do SUS.

O APURASUS já começou a ser utilizado durante o treinamento realizado para gestores e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins (SESAU), Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina. A ferramenta irá auxiliar na apuração e controle dos custos nas unidades hospitalares, subsidiando a gestão de custos. O curso foi realizado pela equipe do PNGC entre os dias 12 e 14 de agosto, em Palmas (TO).

Por meio da utilização do sistema, a SESAU poderá conhecer de forma específica os custos de cada serviço prestado pelos hospitais, além de contribuir para o fornecimento de informações referente a seus recursos, independente da natureza produtiva, despertando assim a corresponsabilidade, para que todos exerçam uma efetiva gestão dos custos. A apuração de custos facilita a identificação de atividades ineficientes na aplicação de recursos e/ou na prática organizacional, bem como auxiliar na prestação de contas, visando maior transparência e o controle social. Além disso, o trabalho irá contribuir com a produção de informação de custo de serviços em saúde, ainda escassa no âmbito do SUS, possibilitando a troca de informações, comparação cuidadosa de resultados e aprendizado por parte das instituições ao longo do tempo.

Para a coordenadora de projetos em Economia da Saúde da SESAU, Luíza Regina Noleto, a introdução do APURASUS na secretaria será uma grande oportunidade de apurar com mais detalhes os custos aplicados na prestação de serviços de saúde para a população de Tocantins. “Não é uma tarefa simples, é uma tarefa que requer aplicação de metodologias e regras técnicas contábeis. O APURASUS é que vai viabilizar essa apuração”, afirmou Luíza.

Veja abaixo, a matéria em vídeo, divulgada pela TV Anhanguera, filial da Globo em Tocantins, a respeito da implantação do APURASUS nas unidades hospitalares:
http://g1.globo.com/to/tocantins/bom-dia-tocantins/videos/t/edicoes/v/hospitais-do-estado-irao-receber-sistema-informatizado-para-gerir-melhor-os-recursos/3560322/ (external link)