Cerca de 100 municípios alagoanos poderão aumentar o poder de negociação de seus agentes públicos no que se refere às compras de medicamentos e produtos para a saúde. Essa possibilidade é resultado da capacitação realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU-AL) para utilização do Sistema de Banco de Preços em Saúde (BPS).

O curso, que foi demandado pelo Núcleo de Economia da Saúde de Alagoas (NES-AL), teve como objetivo treinar as instituições para a prática de registro das informações de suas compras no BPS, bem como auxiliar na consulta e análise das informações geradas pelos relatórios do Sistema.

O BPS possibilita o registro, o armazenamento e a exposição das compras institucionais, como também busca oferecer informações que ajudam a acompanhar a evolução dos preços de mercado dos produtos para a saúde e, assim, contribuir com a melhor tomada de decisão por parte dos gestores. O representante do NES-AL, Joaquim Recaldes, concorda que o BPS é um instrumento muito importante para garantir transparência às compras públicas, além de gerar economia aos cofres públicos.

“A ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde atua no acompanhamento dos preços no mercado de medicamentos e produtos para a saúde, fornece subsídios ao gestor público para a tomada de decisão, aumenta a transparência e a visibilidade no que se refere à utilização dos recursos do SUS e ainda subsidia o controle social dos gastos públicos em saúde”, ressaltou.

Segundo o coordenador do BPS, Marcelo Chaves de Castro, o Banco de Preços em Saúde possui uma equipe de profissionais qualificados que estão a serviço do poder público para dar todo apoio necessário à instituições que utilizam o sistema. “Caso as instituições de saúde necessitem de um acompanhamento presencial, basta entrar em contato com nossa equipe para agendar novos treinamentos”, informou.

Além da capacitação presencial, o BPS disponibiliza em sua página online vários recursos de aprendizagem sobre a ferramenta, desde vídeos tutoriais (external link) até documentos de perguntas e respostas (external link) com as principais dúvidas apresentadas pelos usuários do sistema. Outras questões também podem ser esclarecidas via telefone ou por e-mail.

Mais informações: :

Banco de Preços em Saúde – BPS
Site institucional: http://www.saude.gov.br/bps
Site do sistema: http://bps.saude.gov.br
Telefones: +55 (61) 3315-3990
+55 (61) 3315-3991
Email: bps@saude.gov.br

''Por Tatiany Volker Boldrini, com informações de Josenildo Torres
Fotógrafo: Carla Cleto''