As atividades iniciaram ontem (9/6) em João Pessoa (PB) e seguem até sexta-feira (12/6), com mesas temáticas, mini-cursos, rodas de conversas, reuniões e premiações.

A oficina "Siops e a Contabilidade Aplicada ao Setor Público", buscará orientar os participantes quanto ao uso do sistema dentro dos novos padrões da contabilidade pública brasileira e internacional, de maneira a permitir a efetiva consolidação das contas públicas em saúde nas três esferas do governo, em cumprimento as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei 4.320/1964 (Contabilidade Patrimonial e Sistema de Custos).

A atividade é aberta a secretários municipais de saúde, contadores e interessados no tema da contabilidade em saúde, que desejam aprimorar o conhecimento quanto ao uso do sistema diante do novo contexto contábil no campo da saúde.

Sobre o Congresso - Com o tema ”Equidade da gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais” o 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em conjunto com a 1ª Mostra Norte/Nordeste de Experiências na Atenção Básica, será um espaço de debate com a finalidade de ampliar o entendimento das equipes gestoras do SUS sobre as políticas públicas, com foco no enfrentamento das desigualdades regionais, e defender vigorosamente os princípios basilares dessa política inscritos na Constituição Federal, mostrando a saúde como direito de cidadania.

Durante quatro dias, os congressistas estarão reunidos para debater as práticas de Gestão do SUS, Governança Regional, Política de Atenção Básica, Fundações Estatais na Área de Saúde, dentre outros. Será contemplado ainda, o tema da XV Conferência Nacional de Saúde: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas”.

Veja a programação completa do Congresso aqui.

Por Tatiany Volker - Comunicação DESID.