O anúncio foi dado pelo governador do estado Ricardo Coutinho, nesta quarta-feira (10), em assinatura de termo de compromisso entre os responsáveis pelas unidades de saúde e a secretária de saúde Roberta Abath. O ato ocorreu durante solenidade realizada por meio do Núcleo de Economia da Saúde da Paraíba (NES/PB), em João Pessoa.

Veja abaixo repercussão do ato em matéria publicada pela assessoria de comunicação do Governo do Estado da Paraíba:

Ricardo participa de assinatura de termo para implantar sistema que controla custos

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta quarta-feira (10), da solenidade de assinatura do termo de compromisso entre toda a rede hospitalar estadual para implantação do Sistema Apurasus, durante solenidade no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB). O ApuraSUS é um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo.

O evento, realizado por meio do Núcleo de Economia da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath; da secretária executiva da Saúde, Maura Sobreira; da coordenadora do Programa Nacional de Gestão de Custos do Ministério da Saúde, Maciene Mendes da Silva, além dos diretores e representantes de toda a Rede Hospitalar Estadual e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Durante a solenidade, os representantes das unidades de saúde estaduais também assinaram o termo de compromisso, o que garante a implantação do Apurasus, por meio do qual todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde.

O governador Ricardo Coutinho, na ocasião, destacou os avanços da saúde na Paraíba. “A saúde na Paraíba avançou em termos de ampliação da rede, afinal, dez hospitais foram abertos nessa gestão e é por isso que precisamos qualificar a saúde. Não existe feudo nessa área. O que existe é uma Secretaria de Saúde que coordena todos os hospitais e esse instrumento que estamos implantando é fundamental e vai servir para que haja um controle sobre todas as nossas unidades de saúde”, disse o governador, enfatizando que “com crise ou sem crise, nossa obrigação é cuidar bem do dinheiro que não nos pertence”.

Leia mais em: http://portalsaude.saude.gov.br/pngc (external link)