Estão abertas até o próximo dia 8 de abril as inscrições para processo seletivo para o Curso Introdutório de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Gestores do SUS. A capacitação é oferecida para profissionais, gestores das três esferas de gestão pública, atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) em ambiente virtual de aprendizagem e gratuito.

O curso é uma realização do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Conteúdo Programático

O curso é composto por 18 aulas, organizadas em cinco módulos, com carga horária total de 100 horas.

• Aula 1: Introdução à Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)
• Aula 2: Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde (PNGTS) e a incorporação de tecnologias no SUS
• Aula 3: Métodos que integram a evidência
• Aula 4: Principais ferramentas para avaliação da qualidade dos estudos úteis em ATS
• Aula 5: A ATS na prática da gestão do SUS

Processo seletivo
» Critérios para classificação

• Ensino superior completo;
• Domínio da língua portuguesa (eliminatório);
• Currículo;
• Atividade em algum setor público tais como hospitais públicos, universidade públicas, clínicas, laboratórios, centros de pesquisa, institutos que atuam na saúde pública e legislação (incluindo setores do judiciário), agências de saúde, conselhos nacionais, membros da REBRATS bem como secretarias municipais, estaduais e do Ministério da Saúde.

Serão selecionados os primeiros 300 inscritos que estiverem de acordo com os critérios de classificação. Os alunos selecionados serão notificados por e-mail entre os dias 16 e 21 de abril.

Serviço

Inscrição: até 8/4/2016 por meio do portal.

Público-alvo: profissionais da área de saúde, engenharia clínica, economia e do judiciário (de todos os níveis técnicos) que atuam diretamente no serviço público, nas três esferas de governo, e que tenham interesse em conhecer ATS e a importância e a necessidade de uma institucionalização do uso sistemático, racional e transparente da evidência científica na incorporação, desincorporação e modificação de tecnologias em saúde no âmbito do SUS. Não há necessidade de conhecimento prévio em ATS.

Início do curso: 27/4/2016

Dúvidas: acesse o portal do curso.

Texto: Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS