Profissionais de saúde e demais interessados podem se inscrever no curso Promoção do Uso Racional de Medicamentos na Atenção Básica. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro. São oferecidas 10.000 vagas.

Com carga horária de 30 horas, o objetivo é promover o uso racional de medicamentos, com foco em evidências científicas e estratégias para identificar estratégias que possibilitem intervir adequadamente na adesão ao tratamento.

Dados mundiais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade.

Para tanto, é necessário que o profissional esteja apto para diagnosticar corretamente; prescrever o tratamento correto, com as informações necessárias para o usuário, baseado em evidências científicas; organizar o serviço, para que o paciente tenha acesso ao medicamento em quantidade suficiente e em tempo oportuno, além de promover a adesão ao tratamento, avaliar e monitorar a resposta terapêutica ou para qualquer problema relacionado aos medicamentos utilizados.

Dessa forma, os conteúdos do curso apresentam habilidades, ferramentas e conceitos que auxiliam nas escolhas racionais para a prescrição de medicamentos na Atenção Básica, além de discutir algumas dessas escolhas e propor ideias de como aplicá-las no cotidiano de trabalho.

Mais informações aqui (external link)


''Texto: UNA-SUS/UFSC"
"Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS''